Câncer de Testículo

Este tipo de tumor corresponde a 5% do total de casos de câncer urológicos entre os homens. Apesar de raro, a maior incidência ocorre em homens com idade entre 15 a 35 anos. Os tumores são divididos baseados em sua origem celular – células germinativas e não germinativas. Os tumores de células germinativas são divididos entre seminomas e não seminomas e cada linhagem tem suas peculiaridades.

O sintoma mais comum é o aparecimento de um nódulo duro, geralmente indolor, e de aproximadamente do tamanho de uma ervilha. O tumor de testículo tem crescimento rápido e, portanto, a avaliação pelo Urologista deve ser precoce. Dores nas costas, inchaço dos gânglios ou perda de peso são sintomas associados.

O diagnóstico é feito por intermédio do exame físico, associado a achados de ultrassonografia e exames laboratoriais.

O tratamento é prioritariamente cirúrgico, através da retirada do testículo pela via inguinal (virilha), sendo que terapêuticas complementares como quimioterapia e radioterapia podem ser necessárias. Como a fertilidade masculina geralmente fica comprometida após o tratamento, é importante a realização de preservação de espermatozóides previamente.

× Como posso te ajudar?