Câncer de Rim

O câncer de rim é um dos cânceres urológicos mais frequentes, acometendo idosos a partir de 60 anos, com predomínio do gênero masculino. As causas do câncer de rim ainda não são totalmente conhecidas, mas estudos apontam que o hábito de fumar é um importante fator de risco. Hipertensão, obesidade e antecedentes familiares são outros fatores relevantes, além de existirem algumas síndromes relacionadas.

O carcinoma de células renais é o mais comum, correspondendo a 90% dos casos, subdividindo-se em carcinoma de células claras, papilar e cromófobo.

Na fase inicial, o câncer de rim não costuma apresentar sinais e sintomas, mas em algumas pessoas o tumor pode causar dor na parte lateral da barriga e nas costas; pode provocar sangramento na urina, inchaço abdominal e perda de peso, entretanto é frequentemente um achado de exame ultrassonográfico de rotina.

A tomografia computadorizada de abdome auxilia no diagnóstico, mas eventualmente, exames como a ressonância nuclear magnética podem ser necessários.

O tratamento é cirúrgico em casos em que o câncer se encontra restrito ao rim, sendo necessária a retirada do órgão, conhecido como nefrectomia. Em casos mais avançados, outras formas de manejo são indicada, como por exemplo a imunoterapia.

× Como posso te ajudar?