A área da Urologia que avalia essas doenças é denominada como NeuroUrologia sendo importante, complexa, além de desafiadora.
Bexiga neurogênica é um termo bastante genérico e heterogêneo, remetendo a qualquer doença que acometa o adequado funcionamento da bexiga, tanto no armazenamento quanto no esvaziamento de urina. Pacientes com lesão neurológica, seja por acidente vascular cerebral, por doenças neurodegenerativas ou por demências, frequentemente apresentam distúrbios miccionais complexos, necessitando de acompanhamento rigoroso com o Urologista.
De forma sucinta, dividimos os problemas entre sintomas de esvaziamento, denominados por dificuldade de eliminar urina da bexiga e do trato urinário, e sintomas de armazenamento, denominados por alterações na fase de enchimento da bexiga.
A prevenção de infecções urinárias, o adequado esvaziamento da bexiga (por meio do cateterismo intermitente por sonda, através da uretra ou de condutos cirúrgicos) e o seguimento da função do rim e do trato urinário é realizado pelo Urologista.