A Hiperplasia Prostática Benigna corresponde ao aumento do volume prostático. Embora os dados sejam variáveis, estima-se que 50% dos homens acima de 60 anos tem sintomas, e até 90% dos homens aos 70-80 anos tem sintomas.
Pode resultar em grande comprometimento da qualidade de vida pela obstrução do canal urinário e os sintomas incluem esforço miccional, hesitação, gotejamento terminal, jato fraco e entrecortado, esvaziamento incompleto da bexiga, além de urgência para urinar e redução do intervalo entre as micções. Embora mereça investigação, nem todos os homens com aumento do tamanho da próstata terão repercussões ou sintomas associados, cabendo ao Urologista a investigação, juntamente com o acompanhamento do paciente.
O tratamento é inicialmente conservador, associando-se medicações que relaxam o canal urinário, bem como outras que tem por meta, a redução do tamanho da glândula, além de terapias comportamentais.
Na refratariedade de sintomas e/ou presença de complicações, o tratamento cirúrgico deve ser considerado e uma gama enorme de opções está disponível hoje, devendo-se individualizar o tratamento para cada paciente.